quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Observatório, SASC e MPR mobilizam pessoas em situação de rua para III Audiência Pública

As pessoas em situação de rua em Maringá estão sendo convidadas a participar da III Audiência Pública sobre a População em Situação de Rua, que ocorre nesta quarta-feira (18), às 19h, no auditório Hélio Moreira no Paço Municipal de Maringá. A mobilização está sendo realizada desde o início da semana por representantes do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC) e Movimento Nacional e Estadual da População em Situação de Rua (MPR).
Equipe do OBS, SASC e MNPR na noite desta terça (17) distribuiu convites na Praça Napoleão Moreira da Silva

O objetivo do evento de hoje é constituir o Grupo de Trabalho que implantará o Comitê Intersetorial e a Política Municipal para a População em Situação de Rua. Para subsidiar tal ação, na ocasião serão apresentados os resultados referentes a 2015, 2016 e 2017 da pesquisa “Pessoa em Situação de Rua de Maringá: Descontruindo a Invisibilidade”.
Segundo a coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, Ana Lúcia Rodrigues, a participação das pessoas em situação de rua na audiência é essencial para participação direta dos envolvidos na construção da política municipal. “Assim os dados levantados por meio da pesquisa, divulgação e análise na audiência pública, se consolidam efetivamente como subsídios para ação de todos os representantes de órgãos públicos, entidades e instituições que participarão direta ou indiretamente do Comitê, visando a construção da política pública municipal, a partir das reais condições e necessidades do público destinatário, bem como o envolvimento e participação direta destas pessoas que se encontram nesta situação, visando acima de tudo a dignidade da pessoa humana”, afirma.
Durante III Audiência Pública sobre a População em Situação de Rua outras atividades serão realizadas também com o propósito de subsidiar a constituição do Comitê, como a apresentação pelo Executivo municipal das ações em curso destinadas à população em situação de rua – no âmbito das políticas de assistência social e de saúde -, além de uma discussão mediada por representantes de entidades estaduais de moradores de rua.
O evento é aberto ao público, especialmente aos atores da sociedade que lidam com essas pessoas.

Comitê - A proposta de constituir o Comitê Intersetorial - Grupo de Trabalho para a construção de uma Política Municipal para a População em Situação de Rua atende o disposto no Decreto Federal nº 7.053 de 2009, que institui a Política Nacional para População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário